sexta-feira, 9 de maio de 2014

Natação

Fazem exatas 1 semana que eu comecei a praticar (novamente) natação.
Desde pequena eu sempre nadei e adorava isso, mas depois por alguns problemas de saúde, tive que me afastar, voltando a praticar por volta do ano de 2009, quando me afastei novamente! 

Agora voltei com força total (nem tanto) e estou tendo que relembrar como fazer cada modalidade do jeito certinho.

A natação é um esporte super completo e recomendado a praticamente todas as pessoas e idades, sendo que nGrécia Antiga, esta atividade já era praticada e fazia parte das Olimpíadas. No século XIX, os ingleses criaram as primeiras regras para a prática da natação enquanto esporte competitivo, sendo que, no século XIX, as primeiras competições foram organizadas na Inglaterra.

Há também o benefício desta prática desenvolver o sistema cardíaco e respiratório. Como qualquer atividade esportiva, antes de praticar, o indivíduo deve procurar orientação de um profissional da área e passar por testes de avaliação médica.

Gasto Calórico

O gasto calórico na natação, como em qualquer outra atividade física, depende muito do metabolismo  de cada individuo, mas pode-se dizer que uma aula com 45 min. ininterruptos consome cerca de 400 Kcal a 600 Kcal. O dispêndio de energia de simplesmente mexer as pernas para manter-se à tona em posição vertical pode ser alto:  um consumo de cerca de 1,5 litros de O2 por minuto. Isso significa um gasto calórico de 7,5 Kcal/min.

Estilos 
Levando em consideração o posicionamento do tórax e o movimento de pernas e braços, são definidos quatro estilos de natação: crawl (nado livre), borboleta, peito e costas. 







Espero que esse pequeno post lhe sirva de incentivo para começar um esporte e, se este for a natação, tenho certeza que você não irá se arrepender, pois é um esporte super prazeroso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário